quinta-feira, 24 de março de 2011

Jornalista Chico Cardodo escreve crônica em homenagem ao Cinquentenário da NPR



Cinquentenário da NPR

Sentimento levado a um alto grau de intensidade. Entusiasmo muito vivo transformado em emoção. Amor forte pela comunicação. O sentimento de afeto total pelo rádio. Essas são explicações precisas para a luta constante transformada em paixão do comerciante José Adegildes Bastos, que aos oitenta e dois anos de idade faz de um sistema de comunicação a razão maior. Foi um dos fundadores da Difusora Rádio Cajazeiras, ao lado dos amigos Mozart e Gessê Assis. 

O Nordeste conhece a história. No ano de 1960, mais precisamente no (31)dia trinta de junho, instalou num pequeno prédio, na Praça Camilo de Holanda, em Cajazeiras, a Norte Publicidade Radiofônicas, na atualidade uma instituição quase dedicada a filantropia, transformada na sua mais ardente paixão para servir a Cajazeiras e sua gente.

 O "Caldeirão Político" continua a luta de resgate da história regional, e a NPR nunca poderá ficar de fora de qualquer movimento histórico de Cajazeiras, do sertão e da Paraíba. No primeiro semestre do ano de 2011 lançarei mais um livro, desta feita com crônicas de minha autoria, em especial relembrando fatos marcantes do nosso tempo, e a NPR estará no centro desse trabalho de inestimável valor cultural. A NPR é uma das maiores relíquias culturais da cidade de Cajazeiras, funcionando diariamente em dois horários, das seis às sete e meia da manhã, e das dezoito às vinte e uma horas e trinta minutos, levando divulgações e a música mais seleta a todos os recantos da cidade, através dos quase cem alto falantes implantados no centro e bairros dessa urbe progressista. 

Ainda mantém o Neco na locução, um dos mais antigos da emissora, levando ao ar diariamente a alegria dos apaixonados pela NPR, que tem um público cativo na audiência, inclusive telefonando para Adegildes logo nos primeiros momentos que um dos alto falantes sofre defeito, para que ele tome as providências com brevidade. Essas reclamações certamente deixam o tradicionalista Adegildo mais satisfeito, já que é uma prova real da valorização do seu trabalho meritório. Não podemos negar que é um eterno saudosista, por isso nas programações da NPR, o musical tem a maior dedicação para a velha guarda, destacando artistas à nível de Nelson Gonçalves, Alcides Gerardi, Altemar Dutra, Angela Maria, Orlando Silva, Roberto Silva e Núbia Lafayete. 

Não é brincadeira, mas Adegildes tem no seu rico acervo as obras completas de todos os seus preferidos cantores, sem esquecer o momento mais jovem, como CD do mundo recente. O "Caldeirão Político" relembra a história vitoriosa de José Adegildes Bastos, no momento que ele completa oitenta e dois anos de idade, como também o cinqüentenário da sua NPR. 

Temos que afirmar não por obrigação, mas por reconhecimento e solidariedade que ele é uma lenda viva desta cidade.

Chico Cardoso chicocardoso.caldeirao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário